Para responder a pergunta do título, vamos considerar uma instalação pequena em telhado, de uma residência ou comércio que gasta de 300 a 1000 reais de energia. Partindo do pressuposto que a parte comercial já foi concluída e o contrato já foi assinado.
1ª Etapa – Visita Técnica: Nessa parte um engenheiro ou técnico vai até o local de instalação para verificar vários itens. Entre eles, o padrão de entrada do cliente, o quadro onde será conectado o sistema fotovoltaico. Verifica também a necessidade de aterramento, caso o local não tenha, e já fica definido por onde os cabos passarão e onde ficarão os equipamentos como inversor e a string box.
2ª Etapa – Compra dos equipamentos: Essa etapa ocorre logo após o laudo da visita técnica, pois já é possível definir a metragem de cabos, layout das placas no telhado, entre outros fatores que influenciam na compra do kit fotovoltaico.
3ª Etapa – Homologação: Com as informações do kit comprado, modelo de placas, inversor, layout, já é iniciado o processo de homologação. Nesse processo, junta-se vários documentos dos equipamentos, registros de Inmetro e é feito o desenho técnico de toda a instalação. O sistema fotovoltaico precisa ter uma ART de projeto e uma ART de execução de obra assinada por um engenheiro elétrico. Toda essa documentação é agrupada e enviada para a concessionária de energia. Esse processo é chamado de solicitação de acesso. Para juntar toda a documentação e fazer o projeto, estima-se cerca de 15 dias. Após tudo enviado e protocolado, a concessionária tem 15 dias para entregar um parecer de acesso, aprovando a instalação ou reprovando. Caso reprove, é necessário fazer as correções solicitadas e enviar tudo novamente. Mas o prazo volta ao início, tendo a concessionária novos 15 dias para liberar um novo parecer de acesso.
4ª Etapa – Instalação: Após a chegada dos equipamentos, que dependendo do distribuidor, podem chegar com 15 a 30 dias após a compra, já é possível iniciar a instalação. Nessa etapa, o projeto de execução já estará pronto e em alguns casos, já terá sido liberado o parecer de acesso favorável da concessionária. A instalação, tomando como base esses projetos pequenos citados no início desse texto, pode variar de 2 a 4 dias, dependendo do tamanho e complexidade do projeto. Para melhorar o entendimento, chega-se nessa quarta etapa a partir de 30 dias após o início da primeira etapa.
5ª Etapa – Solicitação de vistoria: Após concluída a instalação e com o parecer de acesso aprovado pela concessionária, já é possível solicitar a vistoria. A concessionária de energia tem 10 dias para realizar a vistoria e fazer a troca do medidor (relógio). É instalado um novo medidor bidirecional, que é próprio para ler a energia consumida e a energia solar que será injetada. Teoricamente, todas as etapas se finalizam com menos de 60 dias, mas a MDW Brasil tem prazos de entrega variado, de acordo com o tamanho do sistema, considerando uma margem de segurança, caso ocorra imprevistos como chuva, troca de equipamentos defeituosos, ou para ajustes da agenda do nosso time de instalação. Após a troca do medidor, já é possível ligar seu sistema fotovoltaico, começar a gerar sua própria energia e economizar muito!!
Mdw Brasil Energia Solar e Franchising
contato@mdwbrasil.com.br
27 3072-3423
www.mdwbrasil.com.br
Seja um franqueado MDW Brasil