Solicite seu estudo de viabilidade
Fale conosco e receba um estudo do potencial de economia que sua empresa tem ao migrar para o Mercado Livre de Energia.
O Mercado Livre de Energia é um sistema que permite que consumidores de médio e grande porte comprem energia elétrica diretamente de fornecedores à sua escolha, ao invés de serem obrigatoriamente atendidos por uma distribuidora local. Essa modalidade oferece mais flexibilidade e preços mais competitivos em comparação com o mercado cativo, onde os consumidores são atendidos exclusivamente pela concessionária de energia elétrica da região.
A Mdw Brasil é parceira da EDP no Mercado Livre de Energia. Através da Mdw você pode receber um estudo diretamente da EDP apresentando o potencial de enconomia que sua empresa tem ao migrar para o Mercado Livre.
Aproveite a abertura desse mercado que aconteceu no ano de 2024 levando esta possibilidade de comprar energia mais barata para todas as empresas conectadas em média e alta tensão.
No mercado livre existe a oportunidade de negociar diretamente com os fornecedores, o que pode resultar em preços mais baixos devido à competição no mercado. Nós fazemos essa gestão para sua empresa e te entregamos uma energia com até 30% de redução.
No Mercado Livre, os consumidores podem escolher não apenas seus fornecedores, mas também os prazos e termos dos contratos. Isso inclui a duração do contrato, o volume de energia contratado e outros detalhes específicos que melhor atendem às suas necessidades operacionais e financeiras.
Consumidores no mercado livre têm mais facilidade para optar por energia proveniente de fontes renováveis, como eólica, solar, biomassa, entre outras. Isso é especialmente vantajoso para empresas que buscam cumprir metas de sustentabilidade ou que desejam ter uma imagem corporativa alinhada às práticas ambientais responsáveis.
A possibilidade de firmar contratos de longo prazo permite aos consumidores prever melhor seus custos de energia, protegendo-os contra flutuações de preço no mercado de energia elétrica. Isso é particularmente importante para indústrias cujo consumo de energia representa uma grande parte dos custos operacionais.
Fale conosco e receba um estudo do potencial de economia que sua empresa tem ao migrar para o Mercado Livre de Energia.
O mercado tradicional cativo faz parte do Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e não permite negociação de preços ou tarifas de contratação, que são regulados pela ANEEL. A energia é fornecida exclusivamente por uma distribuidora e está sujeita a bandeiras tarifárias que fazem os preços oscilarem e dificultam o planejamento de gastos.
No Ambiente de Contratação Livre (ACL), as empresas podem escolher comprar a energia de uma comercializadora ou de uma geradora, podendo negociar preços, prazos e condições. Com isso, garantem economia, previsibilidade de custos, e ainda têm a possibilidade de optar por fontes de energia limpas (como eólica e solar).
Tire suas dúvidas sobre o Mercado Livre de Energia com as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o assunto.
Como o nome diz, é um mercado livre para venda e compra de energia elétrica, com amplas possibilidades de negociação. Antes da abertura desse mercado, os consumidores eram obrigados a comprar energia diretamente de distribuidoras locais com tarifas reguladas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Com a abertura do mercado livre de energia, os consumidores (por enquanto apenas empresas) ganharam uma alternativa que pode trazer grandes descontos na conta de energia, com contratos negociados. E, para o mercado atacadista, ainda há a opção de diversos fornecedores entre as empresas de geração de energia.
Dessa forma, o cliente passa a comprar energia da empresa geradora de seu interesse, mas a energia é entregue pela mesma distribuidora local, sem a necessidade de obras.
Além de negociar os contratos de compra de energia em um mercado competitivo, os consumidores não ficam mais sujeitos às bandeiras tarifárias do mercado cativo, o que pode gerar ainda mais economia.
O processo de contratação e consumo no mercado livre de energia também atende à regulamentação do setor, pois os contratos são registrados na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), regulada pela ANEEL.
.
Para participar do mercado livre de energia, é necessário apenas que a empresa tenha gastos de 10 mil reais ou mais nas contas mensais de energia e esteja ligada em média ou alta tensão.
A melhor solução deve ser analisada caso a caso. Para uma avaliação acertada, entre em contato conosco.
Nossa equipe terá prazer em analisar sua fatura para sugerir as melhores opções e calcular a economia que você pode garantir para o seu negócio.
A principal diferença entre os dois mercados é que, no varejista, nós representaremos sua empresa junto à CCEE (Câmara de Comércio de Energia Elétrica), assumindo por você todo o processo burocrático.
Já no mercado atacadista, a sua empresa faz a associação com a CCEE e a nós seremos sua consultora, fazendo todo o acompanhamento do processo.
Rodovia Deputado Nagib Chaib, 2080, Parque do Estado II, Mogi Mirim -SP. Cep: 13807-6844 - 19 3804-1284
Rua Humaitá, 210, Divino Espírito Santo, Vila Velha-ES. Edifício Golden Business Center. Cep: 29.107-150 - 27 99800-9094
Fale com um especialista através do Whatsapp